domingo, 28 de julho de 2013

Tangram e Matemática.



Módulo/Semestre/Série:
1/1/Multiseriada
Componente Curricular/Disciplina:
Linguagem, Códigos e suas Tecnologias/Língua Portuguesa
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/ Matemática
Professor(a):
Gerson Silva Barbosa
Centro ou Unidade Escolar:
Centro Educacional Carneiro Ribeiro - ESCOLA PARQUE
Aula Nº:
08
Data:
30/07/2013
Tema/Conhecimento: Resgatando Valores: Família, Escola e Sociedade/ Tangram e Matemática.
Tempo da aula:
08 HORAS
OBJETIVO(S)
(Neste campo devem ser apresentados os objetivos geral e/ou especifico(s))
         Objetivo Geral:
·        Compor e decompor formas geométricas planas
          Objetivos Específicos:
·        Reconhecer formas geometricas básicas em imagens de seres vivos e objetos;
·        Descobrir medidas de ângulos em polígonos manipulando peças do tangram e fazendo deduções;
·        Exercitar a paciência e a imaginação na construção de um quebra-cabeça;
·        Construir um painel com as peças do tangram.
DESCRIÇÃO DA AULA / SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
(Neste campo devem ser apresentados os conteúdos, procedimentos e sequência das atividades relacionadas às habilidades desejadas)
1º Momento: Dinâmica: Painel - os alunos irão expor suas pesquisas e ideias desenvolvidas diante de seus colegas de maneira dialogada. Objetivos: 1 - Conhecer melhor um assunto; 2- Tornar mais compreensivo o estudo de um tema que tenha deixado dúvidas; 3- Apropriar-se de um conhecimento, com a ajuda de várias pessoas.
2º Momento: Breve Histórico sobre o Tangram e a Geometria Plana;
3º Momento: Construção do Tangram;
4º Momento: compor diferentes figuras geométricas planas a partir das 7 peças do Tangram;
5º Momento: Usando o transferidor medir os ângulos das figuras geométricas plana;
6º Momento: construir o painel em grupo a partir das peças do Tangram.
RECURSOS NECESSÁRIOS
(Neste campo devem ser apresentados os recursos a serem utilizados para o desenvolvimento da aula e/ou atividade)
Lousa; Pincel para quadro branco; Emborrachado; Lápis; Papel ofício; Transferidor; Borracha; Cola; Tesoura; Régua milimetrada; Borracha.
AVALIAÇÃO
(Neste campo deve ser descrito a forma e os critérios de avaliação, destacando os aspectos significativos da apendizagem)
Contínua  e emancipatória.
OBSERVAÇÃO(ÕES)

Um comentário: