Módulo/Semestre/Série:
1/1/Multiseriada
|
Componente
Curricular/Disciplina:
Linguagem,
Códigos e suas Tecnologias/Língua Portuguesa
Ciências
da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/ Matemática
|
Professor(a):
Gerson Silva Barbosa
|
|
Centro ou
Unidade Escolar:
Centro
Educacional Carneiro Ribeiro - ESCOLA PARQUE
|
Aula Nº:
08
|
Data:
30/07/2013
|
|
Tema/Conhecimento: Resgatando Valores:
Família, Escola e Sociedade/ Tangram e Matemática.
|
Tempo da aula:
08 HORAS
|
||
OBJETIVO(S)
(Neste campo devem ser apresentados os
objetivos geral e/ou especifico(s))
|
|||
Objetivo Geral:
·
Compor e decompor formas geométricas planas
Objetivos Específicos:
·
Reconhecer formas geometricas básicas em imagens de
seres vivos e objetos;
·
Descobrir medidas de ângulos em polígonos manipulando
peças do tangram e fazendo deduções;
·
Exercitar a paciência e a imaginação na construção de
um quebra-cabeça;
·
Construir um painel com as peças do tangram.
|
|||
DESCRIÇÃO DA AULA / SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
(Neste campo devem ser
apresentados os conteúdos, procedimentos e sequência das atividades
relacionadas às habilidades desejadas)
|
|||
1º Momento: Dinâmica: Painel -
os alunos irão expor suas pesquisas e ideias desenvolvidas diante de seus colegas
de maneira dialogada. Objetivos: 1 - Conhecer melhor um assunto; 2- Tornar
mais compreensivo o estudo de um tema que tenha deixado dúvidas; 3-
Apropriar-se de um conhecimento, com a ajuda de várias pessoas.
2º Momento: Breve Histórico sobre o
Tangram e a Geometria Plana;
3º Momento: Construção do Tangram;
4º Momento: compor diferentes figuras
geométricas planas a partir das 7 peças do Tangram;
5º Momento: Usando o transferidor
medir os ângulos das figuras geométricas plana;
6º Momento: construir o painel em
grupo a partir das peças do Tangram.
|
|||
RECURSOS NECESSÁRIOS
(Neste campo devem ser
apresentados os recursos a serem utilizados para o desenvolvimento da aula
e/ou atividade)
|
|||
Lousa; Pincel para quadro branco; Emborrachado; Lápis; Papel
ofício; Transferidor; Borracha; Cola; Tesoura; Régua milimetrada; Borracha.
|
|||
AVALIAÇÃO
(Neste campo deve ser
descrito a forma e os critérios de avaliação, destacando os aspectos
significativos da apendizagem)
|
|||
Contínua e emancipatória.
|
|||
OBSERVAÇÃO(ÕES)
|
|||
Este Blog é o resultados de atividades desenvolvidas na Escola Parque nas Áreas de Wendesign, Informática, Manutenção de Notebook, Microcomputadores e Tecnologias em geral objetivando o compartilhar de experiências desenvolvidas nestes seguimentos e disponibilizando aos alunos um cyber espaço extra sala de aula que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades na solução de problemas do cotidiano.
domingo, 28 de julho de 2013
Tangram e Matemática.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bem, Gerson. O caminho é este.
ResponderExcluir