sábado, 27 de julho de 2013

PROJETO MANUTENÇÃO EM NOTEBOOK


Gerson Silva Barbosa[1]
 
JUSTIFICATIVA
O curso de manutenção de Notebook da Escola Parque surge a partir das demandas locais e dos novos hábitos da população brasileira que refletem no comportamento dos alunos de se apropriarem desses equipamentos que vem crescendo a cada dia.
Vivemos em uma sociedade plural e tecnológica. O ser humano cada vez mais tem se apropriado das tecnologias digitais e transformado o cotidiano e ao mesmo tempo modificando-se. O sujeito não pode ser considerado simplesmente como um agente passivo diante da tecnologia, e, sobretudo do computador, pois nessa relação perpassa seus desejos, sonhos e ações.   
Fazendo o Curso de Manutenção de Notebook os alunos tem a oportunidade de se apropriarem da experiência de desmontar e montar esses equipamentos conhecendo as peças internas, montagem, desmontagem, substituição de peças, limpeza física e virtual, instalação de sistema operacional, configuração de drives, etc.
Dentro desse contexto, o curso de Manutenção e Conserto de Notebook tem como o objetivo preparar nossos alunos a saberem lidar com as situações problemas encontradas para o conserto e manutenção em aparelhos de notebooks / laptop no seu dia-a-dia, apresentando muitas dicas de quem já trabalha a longo tempo com este serviço e técnicas.
Somos o a primeira escola pública a elaborar e implementar o curso de Notebook gratuito para os alunos da Escola Parque na Bahia. Nosso curso é prático e oferece uma estrutura de qualidade prático e intensivo dando uma formação de tempo integral ao aluno oferecendo lanche e almoço.
 
 
OBJETIVO GERAL
·    Montar e desmontar notebook
 
Objetivos Específicos
·    Executar procedimentos técnicos e diagnósticos da manutenção de notebook;
·    Realizar pequenos reparos e substituição de peças em notebooks;
·    Instalar e desinstalar sistemas operacionais bem como software e aplicativos diversos;
·    Estimular o potencial criativo na produção de alternativas e procedimentos tecnológicos que possam interagir e trazer reflexões com o contexto social de maneira totalmente autônoma.
 
METODOLOGIA
A prática do nosso sistema de ensino é desenvolvida utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Dessa maneira a CECR em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos seus alunos uma prática constante de atualização, por intermédio de aulas presenciais acesso ao ensino de qualidade com eficácia no aprendizado, fornecendo recursos tecnológicos inovadores com exercícios de fixação e objetos de aprendizagem, que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade
As aulas ocorrerão às sextas feiras à Tarde na Escola Parque no NICC (Núcleo de Informação Comunicação e Conhecimento) no Bairro da Caixa D’água de forma presencial e são pré-requisitos para ingressar no curso de Manutenção e Conserto de Notebook:
·    Ter feito o Curso de Montagem e Manutenção de Micros oferecidos pela Escola Parque;
·    Ter informática básica;
·    Conhecer o sistemas operacionais Windows XP, Windows sete e oito.
 
As aulas são totalmente práticas, onde cada conceito, após uma breve explanação teórica, é demonstrado em peças e notebooks reais com o acompanhamento das apostilas. Históricos de reparos e consertos são passados em sala, otimizando e reforçando o aprendizado. Também o uso de recursos multimídias como o projetor multimídia, DVD, tvpendrive, computador, internet, redes sociais, blog      http://gersonbarbosacom.blogspot com como fonte de interação, comunicação  e recurso tecnológico, buscamos oportunizar uma melhor interação entre teoria e prática. A intenção é estimular a interatividade e a interação entre os participantes, que mesmo fora da sala de aula, possam estender seus estudos em ambientes virtuais de aprendizagem tirando suas dúvidas e rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.
 
RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAL
Computadores;
Notebooks;
Apostilas;
Projetor Multimídia;
Lousa;
Pincel para quadro branco;
Kit de ferramentas de precisão para notebook;
Multe teste;
Ferro de soldar e solda;
Televisão e DVD;
Internet.
 
 PÚBLICO ALVO
O curso de Manutenção em Notebook destina-se a alunos  matriculados nas escolas classes que fazem parte da rede do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – ESCOLA PARQUE, bem como alunos de escolas conveniadas. São alunos matriculados no ensino fundamental e ensino médio que possuem conhecimentos básicos de informática, fizeram o curso de manutenção básica, são usuários da internet e estão cursando regularmente suas escolas de origem.
 
AVALIAÇÃO
 
A avaliação será processual, contínua e emancipatória através da observação direta na execução das atividades propostas durante o curso.
 
CONTEÚDOS ABORDADOS PARA MANUTENÇÃO NOTEBOOK
Os notebooks;
Preparando o lugar de trabalho;
Ferramentas e produtos;
Partes externas do notebook;
Cabos, conectores e flats;
Prevenindo dados pela eletrostática;
Precauções para transporte e embalagens;
Aterramento;
Especificações do aterramento;
Hastes;
Tamanho das hastes;
Distância entre hastes;
Instalação de aterramento padrão;
Consumo médio de energia do notebook;
Bateria;
Tela LCD;
HD;
Rede Wi-fi;
Processador;
Vídeo On-board;
Peças do notebook;
Processadores de notebook;
Memórias dos notebooks;
Tipos de memória;
Quanto é o suficiente;
Restrição de memória;
HD's e drives dos notebooks;
Drives CD e DVD;
Drives de disquete;
Teclado do notebook;
Tecla FN;
Adaptador USB para PS2;
Teclado sem fio Bluetooth;
Teclado portátil;
Mouse do notebook;
TouchPad;
TrackBall;
TrackPoint;
Minimouse;
PC Card (PCMCIA);
Mini PCI;
Monitor LCD dos notebooks;
Matriz passiva ou Film Super Twist Nematic (FSTN);
Matriz ativa ou Thin Film Transitor (TFT);
Tecnologia brite;
Tamanho de tela;
Resolução;
Processadores gráficos (GPU);
Nickel cadmium (NICD);
Nickel metal hydride (NIMH);
Lithium ion (LION);
Baterias inteligentes e burras;
Dicas para baterias;
Armazenamento;
Conserve energia;
A placa-mãe do notebook;
Regulador de tensão;
Super I/O;
Gerador de clock;
Chip CMOS;
Controladores de memória cache;
Ponte norte e ponte sul;
Componentes SMD;
Encapsulamento SMD;
Trabalho em componente SMD;
Resistores, capacitores e jumpers SMD;
Semicondutores SMD;
Dessoldagem de CIS SMD pelo método tradicional;
Dessoldagem de SMD com estação de trabalho;
Soldagem de CI SMD;
Defeitos e soluções;
Reparando teclado;
Reparando fontes;
Eliminando o efeito memória das baterias;
Substituindo as células da bateria;
Testando a placa inverter e a lâmpada;
Desmontando um notebook;
Restauração do sistema com CD recovery;
Configurando a memória virtual;
Usando o Partition Magic;
Redimensionando uma partição;
Criando partição;
Excluindo partições;
Definindo a partição ativa;
Aplicando as alterações;
Backup de dados do cliente;
Direcionando meus documentos;
Atualização de BIOS;
Recuperação de dados e de HD defeituoso;
Os defeitos mais comuns;
Instalação de SO (Sistemas operacionais)-Windows XP, 7,  8 e Linux;
Instalação de Aplicativos;Criando ponto de restauração e desfragmentando HD.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1.996. Disponível em: http://WWW.ufop.br/graduacao/ldb.htm.  Acessado em: 27/07/2013.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.



[1] Professor de Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Licenciado em Matemática Pela Universidade Federal de Santa Cataria. E-mail: gspelegrino@hotmail.com.

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