sábado, 27 de julho de 2013

NAAH/S (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação )


PROJETO ROBOVIDA[1]


JUSTIFICATIVA

Vivemos em uma sociedade plural e tecnológica. O ser humano cada vez mais tem se apropriado das tecnologias digitais e transformado o cotidiano e ao mesmo tempo modificando-se. O sujeito não pode ser considerado simplesmente como um agente passivo diante da tecnologia, e, sobretudo do computador, pois nessa relação perpassa seus desejos, sonhos e ações. Dentro desse contexto, o NAAH/S tem como o objetivo desenvolver a criatividade dos alunos, através do Programa ROBOLAB da Lego, o qual reúne a presença de software, os componentes do sistema robótico (Kit da Lego Dacta) e a linguagem de programação simples, instrumentalizando-o a realizar tarefas de maneira autônoma. A robótica é uma ferramenta poderosa na criação de soluções e integra vários campos de estudo, desde Artes Plásticas e História, até Matemática.


OBJETIVO GERAL

 Estimular o potencial criativo na produção de inventos tecnológicos que possam interagir com o contexto social de maneira totalmente autônoma.


METODOLOGIA

 O projeto será realizado em seis etapas:

1ª Etapa:

 Apresentação do Projeto, Proposta de Trabalho e Descrição Física de todo material a ser utilizado durante as atividades.

 2ª Etapa:

 Projetar através de desenho no ambiente lápis e papel a sua invenção fazendo um croquis respeitando as medidas de projeção (altura, largura, comprimento e densidade).

 3ª Etapa:
Construir sua invenção usando o RCX e as peças do Lego incluídas nos conjuntos.

 4ª Etapa:
 Criação de programa para sua invenção usando software robolab.

 5ª Etapa:
Transferir o programa criado na etapa anterior para o RCX, usando um transmissor especial  infravermelho.

 6ª Etapa:
Executar e testar o programa observando os ajustes necessários para atender de forma eficiente o que foi projetado na primeira etapa.


7ª Etapa:
Culminância:I Mostra de Robótica


CRONOGRAMA
DATAS
ATIVIDADES
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Apresentação do Projeto, Proposta de Trabalho.
x
Projetar e construir a invenção.
x
x
Criar o Programa no computador
x
Transferir para RCX
x
Executar o Programa
x
Culminância
x

AVALIAÇÃO

 A avaliação será contínua e emancipatória.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1.996. Disponível em: http://WWW.ufop.br/graduacao/ldb.htm.  Acessado em: 27/07/2013.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.








[1] Professor de Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Licenciado em Matemática Pela Universidade Federal de Santa Cataria. E-mail: gspelegrino@hotmail.com.

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