Contraste
O objetivo do contraste é evitar elementos meramente similares em uma página.
Repetição
Repita os elementos visuais do design e espalhe-os pelo material
Alinhamento
Nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada elemento deve ter uma ligação visual com outro elemento da página.
Proximidade
Itens relacionados entre si deveriam ser agrupados.
Vamos estudar cada um separadamente
Proximidade
Segundo o este princípio itens relacionados entre si devem ser agrupados e aproximados uns dos outros, para que sejam vistos como um conjunto coeso e não como um emaranhado de partes sem ligação.
Itens ou conjuntos de informações que não estão relacionados entre si não deveriam estar próximos; isso oferece ao leitor uma pista visual imediata da organização e do conteúdo da página.
Veja os exemplos abaixo:
É claro que esta lista precisa de uma formatação para ficar inteligível. Porém, o maior problema é que tudo está próximo de tudo, não sendo possível descobrir a relação ou a organização.
A mesma lista foi criada através de grupos visuais.
O Propósito Básico da Proximidade é:
Organizar
O que evitar
Muitos elementos separados em uma página.Não coloque itens somente nos cantos e no meio da página.
Evite deixar quantidades iguais de espaços em branco entre os elementos, a não ser que cada conjunto seja parte de um subgrupo.
Evite criar qualquer dúvida quanto à relação dos elementos entre si, ou seja, cada subtítulo, legenda imagem etc. devem estar junto ao seu respectivo par.
Não relacione elementos que não devam estar agrupados.
Alinhamento
Segundo este princípio, nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada item deve ter uma conexão visual com algo mais na página. O princípio do alinhamento obriga a pessoa a ser mais consciente: já não se pode simplesmente jogar as coisas na página nos lugares onde houver espaço.
O Propósito Básico do Alinhamento é:
Unificar e organizar.
O que evitar:
evite usar mais de um alinhamento de texto por página (ou seja, não centralize um texto e alinhe outro à direita);evite o alinhamento centralizado.
Repetição
Este princípio afirma que algum aspecto do design deve repetir-se no material inteiro. O elemento repetitivo pode ser uma fonte em bold, um fio (linha) grosso, algum sinal de tópico, um elemento do design, algum formato específico, relações espaciais etc. Pode ser qualquer item que o usuário/leitor reconheça facilmente.
O Propósito Básico da Repetição é:
Unificar e acrescentar interesse visual.
O que evitar:
evite repetir o elemento em demasia.
Contraste
O propósito Básico do contraste é:
criar interesse sobre a página;
auxiliar na organização das informações
O que evitar:
evite contrastar uma linha pouco espessa com uma linha um pouco mais espessa;
evite contrastar um texto em marrom com títulos em preto;
evite usar duas ou mais fontes similares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário