sábado, 13 de março de 2010

Aula Nº02 - Usar as cores na Web

O que é COR? A cor é um subproduto do espectro de luz, quando ele é absorvido ou refletido e capturado pelo olho humano e processado pelo nosso cérebro. A luz visível é formada por 7 grupos de comprimento de ondas. São as cores que vemos no arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul celeste, azul índigo e violeta.

O que tudo isso significa para nós designers? É que cor é um produto de luz e biologia e que duas pessoas ao ver uma cor não vêem de forma idêntica.
RGB: Vermelho, Verde e Azul (Red, Green e Blue): Cores Aditivas usadas para monitores, TVs, dispositivos de projeção, entre outros.
CMYK Cian, Magenta, Amarelo e Preto (Cyan, Magenta, Yellow e Black): Cores Subtrativas, usadas em impressão.

Contrastes da Cor: Contraste Claro-Escuro; Contraste Quente-Frio
Contraste de Cores Complementares

Harmonização de Cores: É a disposição bem ordenada das partes de um todo. Harmonia é equilíbrio.

Psicologia das Cores: Não há dúvida de que as cores exercem papel importante no psicológico de cada um de nós. As cores são usadas para estimular, acalmar, afirmar, negar, curar e no caso da Web, vender. Antes de definir as cores para um site, saiba para quem o site será direcionado. Dê importância aos contrastes. Cores escuras sobre um fundo preto pode ser desastroso; Seja harmonioso com as cores; As cores para Web são RGB. No sistema RGB as cores são mais vivas, mais luminosas, por isso combine de maneira que não vibrem. Evite a combinação do cian com o vermelho; Use as cores para auxiliar a navegação diferenciando os assuntos, basta tomar o cuidado de combiná-las.

VEJAM ENTÃO O SIGNIFICADO DAS CORES E FAÇAM BOM USO:
Branco: Ordem, simplicidade, luz, paz, higiene, casamento, hospital, neve, harmonia.

Preto: Noite, sujeira, maldade, morte, medo, negação, pessimismo, tristeza, dor, etc. Pode parecer contraditório, mas o preto também pode estar associado à nobreza e seriedade. Isso é um pouco característico das cores escuras.
O azul petróleo causa a mesma impressão.

Cinza: Chuva, máquinas, seriedade, velhice, desânimo, sabedoria, etc. O bom do cinza é que é uma cor que praticamente não interfere junto as cores em geral.

Vermelho: Sangue, desejo, sexo, agressividade, mulher, fogo, perigo, guerra, força, energia, fúria, masculinidade, otimismo, conquista, dinamismo, movimento, paixão, poder, etc. No meio Web devemos utilizá-lo com cautela, já que estamos falando de luz projetada no monitor e com isso não podemos abusar.

Laranja: Laranja, outono, pôr-do-sol, festa, comida, fome, euforia, alegria, movimento, prazer, senso de humor, etc. Por ser uma cor quente salta aos olhos. Muito usado em sites relacionados com alimentos e verão.

Laranja: Laranja, outono, pôr-do-sol, festa, comida, fome, euforia, alegria, movimento, prazer, senso de humor, etc. Por ser uma cor quente salta aos olhos. Muito usado em sites relacionados com alimentos e verão.

Rosa:Feminilidade, delicadeza, criança, calma, afeto, delicadeza, etc. A cor rosa não passa muita emoção, muitas pessoas são indiferentes ao rosa.É doce, inocente, de emoções descomplicadas, pouca sofisticação (é o vermelho com a paixão removida).

Sugestão de site para combinação de cores:

http://kuler.adobe.com/#themes/mostpopular?time=30



Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário