terça-feira, 16 de março de 2010

Aula Nº 03 - Manut. Micro - Gabinetes e Fontes de Alimentação



Gabinete
O gabinete é considerado a estrutura do PC, no qual todos os componentes internos são instalados e fixados. A escolha de um gabinete adequado aos componentes que serão integrados é de extrema importância, já que uma escolha inadequada prejudica a instalação, a fixação dos componentes e em alguns casos a criação de calor.
A escolha de um gabinete inadequado também piora a refrigeração (troca de calor com o meio ambiente), factor que aumenta a temperatura interna do gabinete e prejudica o funcionamento do PC com constantes "paragens" do processador (ou memória DRAM ou chipset) e, em alguns casos, pode chegar até a queimar ou prejudicar o desempenho de outros componentes, tais como: HDDs, drives de DVD/CD, placas de vídeo, etc. O gabinete, além de ser a estrutura para fixação dos componentes do PC, também tem outras funções, tais como: · Evitar o acesso aos componentes Internos do PC, protegendo-os de danos físicos que podem ser causados por pessoas ou animais. · Proteger (ou minimizar) a contaminação dos componentes internos, causada por impurezas presentes no meio ambiente (pó, por exemplo). · Adequar-se ao ambiente de trabalho (ou entretenimento) tanto em função de suas dimensões externas como também em design, isto é, não destoar da decoração já existente no ambiente no qual será instalado. Diante das funções expostas, é muito importante que o gabinete a ser escolhido atenda tanto às necessidades técnicas (padrão, formato, dimensão física, gestão térmica apropriada, etc.) como às necessidades de design (formato, cor, acesso aos conectores, etc.). É importante lembrar que o gabinete deve ter sempre óptimo acabamento interno e externo. Tome cuidado, pois há no mercado inúmeros gabinetes "baratinhos" que possuem acabamento de baixa qualidade e que em muitos casos causam acidentes de trabalho (por exemplo, gabinetes com rebarbas metálicas internas que podem cortar os dedos da mão ou a própria mão, às vezes até com gravidade.).

Modelos de gabinete
Há diversos tipos e modelos de gabinete disponíveis no mercado, porém os
mais comuns para a montagem de um PC são os seguintes:
· Full Tower
· Midi Tower
· Mini Tower
· Desktop
· Desktop Slim
Os modelos Midi e Mini Tower normalmente são utilizados na integração de PCs profissionais (escritório) ou domésticos. Para os ambientes em que a economia de espaço é fundamental, recomenda-se a utilização dos modelos Desktop ou Desktop Slim, já que o monitor de vídeo pode ser utilizado sobre o próprio gabinete do PC. Normalmente, os gabinetes modelo Desktops necessitam que um ventilador interno adicional seja instalado para compensar o menor espaço interno (área), factor que dificulta a refrigeração. Outra desvantagem dos modelos Desktops é a falta de espaço para a instalação de periféricos adicionais. É por este motivo que as motherboards diminutas (Mini-ITX, Flex - ATX, Mini-BTX, entre outras) normalmente possuem alta integração de periféricos, poucos slots (1, 2 ou 3) para instalação de placas adicionais e raramente baínhas livres para integração de drives adicionais (HDD, CD e
DVD). O modelo Full Tower normalmente é usado para a integração de PCs servidores
ou de utilizadores entusiastas (gamming, principalmente). Esse modelo de gabinete possui espaço suficiente para a integração de vários periféricos adicionais, motherboards com dimensões maiores, fontes redundantes, suporte para vários ventiladores adicionais (para melhorar a gestão térmica interna) e outros factores.

Padrões AT, ATX e BTX
Ainda hoje é possível encontrar modelos de gabinetes nos padrões ATX e BTX. O padrão AT já saiu de linha. Os modelos Desktop e Mini Tower também são conhecidos como Baby AT, Micro ATX, Flex-ATX e Micro-BTX, dependendo do padrão em que eles são
fabricados. O padrão AT está praticamente em final de linha e os poucos gabinetes novos que ainda são encontrados destinam-se basicamente ao mercado de reposição
de peças. Já o padrão ATX possui uma infinidade de modelos, formatos e tipos disponíveis no mercado. Aparentemente, esse padrão vai-se manter como sendo o principal padrão por alguns anos, ainda. No entanto, o padrão BTX, apesar de ser o mais "moderno" entre os três padrões, é também o mais difícil de ser adquirido. Por ora, no mercado apenas são encontrados gabinetes Mini Tower BTX, que só comportam a instalação de motherboards no formato Micro-BTX.


FONTE DE ALIMENTAÇÃO


A fonte de alimentação do microcomputador converte a tensão alternada AC220/110 nas tensões continuas (DC ou VDC) que alimentam as diversas placas e periféricos do computador.
FONTE ATX
Quando a Intel criou o padrão ATX também criou um novo sistema para substituir a antiga fonte AT. A fonte ATX permite p acionamento e desligamento da alimentação Circulação de ar ( Baby-AT) por toque ou software compatível com a função Control Off (Ex.: Botão desligar do Windows), veja as características do gabinete ATX:
· Tomada que alimenta a motherboard tem 20 pinos. Chave Liga/Desliga que suporta acionamento e desligamento digita por toque ou software (função Suspend/Shut Down);
· Apresenta 3,3 Volts que torna a motherboard mais baratas, pois, a tensão de alimentação do processador é gerada pela fonte e não pela motherboard.

POTÊNCIA
A função da fonte é alimentar os diversos módulos que formam um computador (todas placas, discos, memórias, etc), bom, se a fonte não conseguir fornecer a tensão e acorrente elétrica necessária para permitir o funcionário correto dos circuitos e módulos seu sistema poderá travar ou ate mesmo danificar-se ou ate mesmo danificar-se , para um microcomputador Pentium recomenda-se uma fonte 300 Watts de potencia, não que eleva consumir 300W mais é melhor que travar o sistema, outro detalhe é que o preço de uma fonte é muito baixo e a economia neste caso é cara, imagine que se seu microcomputador deixar de funcionar o seu conserto será mais aro que uma fonte.
Todos os gabinetes já vêem com uma fonte, ou seja, exija um gabinete com fonte de 300 Watts, você também pode comprar uma fonte separada do gabinete. Como vimos a Potencia da fonte é muito importante, pois, se ela for baixa o seu sistema com certeza não irá funcionar corretamente, podendo travar, rebitar sem aviso ou danificar-se.

CONECTORES PARA FONTE DE ALIMENTAÇÃO
Os conectores tem a função de alimentar as diversas partes do computador, podemos
dividir estes conectores em três tipos:
· Conector(es) de alimentação da placa motherboard que consome a maior parte da
potência da fonte;
· Conectores de periféricos e driver flexível de 3 ½ (1.44 MB)
Conectores auxiliares, usados para alimentar o display do gabinete, conector de
alimentação auxiliar ATX. As placas de CPU possuem um conector, normalmente localizado na parte superior direita, próprio para conexão com a fonte de alimentação. Tradicionalmente as placas utilizam um conector de 12 vias, padrão AT. Placas de CPU mais modernas passaram a utilizar o padrão ATX, e possuem um conector para fonte desse tipo.Existem ainda as placas universais, que possuem dois conectores de fonte , sendo um do tipo AT e outro ATX.
A fonte de alimentação padrão AT, tem dois conectores a serem ligados na placa-mãe,
que deverão ser ligados lado a lado. Os conectores para alimentação da placa de CPU padrão AT merecem um cuidado especial. O usuário desavisado pode ligar esses conectores de forma invertida e isso acarreta o dano permanente a todas as placas do computador.
Quase todas as fontes possuem uma chave seletora de voltagem (110 ou 220 volts), e também um ventilador interno que retira o ar quente do interior do computador e da própria fonte. O ar entra no computador por diversos orifícios e frestas existentes no gabinete e sai pela parte traseira da fonte. Em certos modelos de fonte, o percurso do ar é o inverso, ou seja, passa pela fonte e é empurrado para dentro do gabinete, expulsando o ar quente. A fonte de alimentação possui diversos conectores para alimentação de placas, drivers de disquete, disco rígido e drivers de CD-ROM e discos óticos em geral.
Ah pessoal não esqueçam o que aprendemos em sasla de aula. Ao testarmos fontes de modelo ATX 20/24 pinos a ligação com o clip de ser verde com terminal preto do conectos que liga à placa mãe, se a fonte for AT a ligação direta é claro com claro e escuro com escuro. E não esqueçam de desligar todos os conectores da fonte com o gabinete e placa mãe.
Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário